Como escolher o exaustor de ar certo
Às vezes, você precisa de um exaustor para realizar uma determinada função, mas não está claro qual modelo usar. Se for esse o caso, você precisará fazer algum trabalho de especificação do exaustor. A especificação não é uma ciência exata, mas pode ser feita com confiança quando a aplicação do exaustor é compreendida.
Modelo do Exaustor
Todos executam a função básica de mover o ar de um espaço para outro. Mas a grande diversidade de aplicações de exaustores cria a necessidade de os fabricantes desenvolverem muitos modelos diferentes.
Cada modelo apresenta benefícios para determinadas aplicações, proporcionando o meio mais econômico de realizar a função de movimentação de ar.
O truque para a maioria dos usuários é pesquisar todos os modelos disponíveis para encontrar um que seja adequado às suas necessidades. Aqui estão algumas coisas para se pensar:
Acionamento direto ou acionamento por correia?
Exaustores de acionamento direto são econômicos para baixo volume (2.000 CFM ou menos) e baixa pressão estática. Eles exigem pouca manutenção e alguns motores de acionamento direto podem ser usados com um controle de velocidade para ajustar o CFM.
Exaustores acionados por correia são mais adequados para volumes de ar maiores acima de 2.000 CFM ou pressões estáticas acima de 0,50 polegadas. As polias ajustáveis permitem que a velocidade do ventilador e o CFM sejam ajustados em cerca de 25%.
Ventiladores de alta temperatura para operação acima de 50º C são quase sempre acionados por correia.
Axial ou centrífugo?
Os ventiladores axiais do tipo hélice fornecem um método econômico para mover grandes volumes de ar (5.000+ CFM) a baixas pressões estáticas. Os motores são normalmente montados na corrente de ar, o que limita as aplicações a ar relativamente limpo em temperaturas máximas de 40º C.
Os ventiladores centrífugos são mais eficientes em pressões estáticas mais altas e são mais silenciosos do que os ventiladores de hélice. Muitos modelos de ventiladores centrífugos são projetados com motores montados fora da corrente de ar para ventilar ar contaminado e de alta temperatura.
Telhado, parede ou duto?
Os modelos de exaustores são projetados para serem montados em três locais comuns: em um telhado, em uma parede ou em um duto. Seja qual for o local, os componentes básicos do exaustores não mudam. Apenas a carcaça do exaustor muda para tornar a instalação o mais fácil possível.
A determinação da melhor localização depende do padrão de fluxo de ar desejado e das características físicas do edifício. Ao inspecionar a estrutura do edifício e visualizar como o ar deve fluir, o local para colocar o exaustor geralmente fica evidente.
Se você deseja obter mais informações sobre como manter o ar limpo e saudável em sua casa, entre em contato conosco.