Ventiladores industriais: quais são os diferentes tipos?

5 de maio de 2023
Compartilhe
industriais

Os ventiladores industriais são geralmente divididos em diferentes tipos de ventiladores: axial, fluxo misto e centrífugo, e têm uma ampla variedade de usos, incluindo fornecimento de ar limpo, extração de fumaça, controle de umidade, combustão, suprimento de ar e aplicações de exaustão.

ventiladores-industriais-ventencia

Ventiladores industriais é realmente um termo genérico que pode incluir qualquer tipo de ventilador ou soprador. Um ventilador industrial pode ser um Soprador do tipo Centrífugo ou um Ventilador do tipo Axial.

O que os define como “Industriais” é a construção, materiais e bitolas. Os sopradores centrífugos diferem dos ventiladores de fluxo axial na maneira como movimentam o ar. Um soprador centrífugo normalmente tem um dos sete tipos de rodas que puxam o ar para a entrada do alojamento do soprador, através da roda, e o descarrega a 90 graus através da descarga do alojamento.

Um ventilador de fluxo axial usa uma hélice para aspirar o ar e descarrega-o na mesma direção axial. Um “dispositivo de movimentação de ar” com uma hélice é normalmente referido como um ventilador, enquanto um com uma roda é normalmente referido como um soprador. O fator decisivo para usar um soprador centrífugo ou um ventilador axial depende da aplicação para a qual será usado.

Consistindo de uma hélice girando em uma seção redonda do duto, um ventilador axial é normalmente montado em uma parede ou duto para extrair o ar de um sistema ou processo.

Um ventilador axial move o ar em uma direção linear, o que significa que o fluxo de ar não muda de direção, mas é forçado a se mover paralelamente ao eixo. Eles são normalmente usados no manuseio de processos críticos que requerem secagem, ventilação, exaustão de fumaça e ar quente.

Um ventilador centrífugo tem um impulsor que aumenta a velocidade do ar que entrou no ventilador. Entrando inicialmente no ventilador em uma direção axial, o ar então muda de direção usando a força centrífuga e é liberado em uma direção radial.

Para atingir a velocidade de fluxo de ar necessária, um ventilador centrífugo é equipado com amortecedores, persianas e palhetas guiadas. Como todas as partes móveis são fechadas, os ventiladores centrífugos são perfeitos para uso em sistemas de poluição e filtragem do ar.